Assessoramento: Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias- Adequações

Você já ouviu falar nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional? Existem diversas Políticas, programas, estratégias e ações que envolvem a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nos municípios, dentre eles temos o Programa de Restaurantes Populares e as Cozinhas Comunitárias/Solidárias. 

O Programa de Restaurantes Populares trata-se de serviços públicos, que podem também serem executados através de organizações terceirizadas, e que atuam na promoção de uma alimentação adequada, visando a SAN e a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Já as cozinhas comunitárias ou solidárias possuem os mesmos princípios de acesso à alimentação, contudo, são espaços organizados pela sociedade civil.

Tanto os Restaurantes Populares quanto as Cozinhas Comunitárias possuem o objetivo amenizar a situação de insegurança alimentar grave – fome, que atinge a parcela mais vulnerável da população, tendo a função imediata de atender às necessidades de acesso à alimentação.

Fica evidente a importância desses dois equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, contudo, para se atingir a eficácia destas iniciativas com a distribuição de alimentos seguros e de qualidade, torna-se necessário a qualificação e o aprimoramento dos espaços de trabalho. Devido a isso, o IGAN traz um serviço de assessoramento. A partir de um “Check- List com Afeto” será possível contribuir para o melhor funcionamento das cozinhas, com dicas acessíveis e de acordo com as possibilidades de implementação do local.

Proposta IGAN: Assessoramento aos Restaurantes Populares e as Cozinhas Comunitárias – Adequações

Compreende uma visita aos equipamentos das Cozinhas Comunitárias e dos Restaurantes Populares do município. A visita  inclui:

  • Check- List com Afeto (identificação de irregularidades passíveis de adequações)
  • Sugestões de adequação e organização do espaço de preparo dos alimentos (de acordo com as possibilidades de implementação do local)
  • Sugestões de adequação e organização dos locais de armazenamento/estoque (de acordo com as possibilidades de implementação do local)
  • Entrega de Materiais para auxiliar nas adequações (materiais visuais dispostos no ambiente da cozinha)