Uma conferência municipal é mais que um simples evento, trata-se de um espaço democrático que une poder público e sociedade civil em debates coletivos para discussão de propostas de organização municipal. No caso das conferências de Segurança Alimentar e Nutricional trata-se de um amplo processo de mobilização social, construção de conhecimento e proposição de prioridade para a agenda das ações de Segurança Alimentar e Nutricional.
As conferências de SAN são realizadas a cada quatro anos, nos três níveis de Governo: Municipal, Estadual e Nacional. Nesse sentido, as conferências ocorrem em uma cadeia de acontecimentos, primeiro são realizadas as municipais, que terão suas propostas encaminhadas para seus respectivos estados. Na sequência, ocorrem as conferências de nível dos Estados, e ao final as deliberações estaduais chegam no plano Federal onde é realizada a conferência Nacional de SAN.
Contudo, organizar uma conferência não é uma tarefa simples, pois envolve uma série de atores e setores da Segurança Alimentar e Nutricional municipal. A partir disso, o IGAN apresenta o serviço de organização de evento em parceria com o setor público municipal e com as instâncias de SAN. A organização e execução do processo deliberativo será realizado com consulta, interação e aprovação das instâncias de SAN do município (Secretarias, COMSEA, CAISAN, Comitês, Grupos de Trabalho, ou outros).
Proposta de Organização de evento IGAN: Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O IGAN através desta prestação de serviço irá trabalhar desde a organização do processo deliberativo, promovendo a articulação das instâncias municipais de SAN, até a execução da conferência conforme a legislação atual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)